domingo, 29 de janeiro de 2012

Efeito de corte 16 - Rua Álvares Cabral (1895-1940)



A construção da Rua Álvares Cabral (1895-1940) pode considerar-se pioneira como processo de transformação urbana e operação imobiliária de iniciativa privada na cidade do Porto. Contudo, a verdade é que esta operação tem como base e experiência as práticas que haviam reforçado as zonas de expansão da cidade há cerca de 100 anos (à data) através da "urbanística de caris iluminista" almadina, que implementaram um modelo de desenho e transformação urbana tão genérico como de elevada qualidade e inteligência estratégico-operativa.

Deixando o aprofundamento deste tema para outros momentos, o que me interessa aqui pôr em evidência é que o gesto inicial de "corte" na unidade da Quinta oitocentista potenciou a criação de um espaço-canal, uma rua, que liga ainda hoje dois lugares referenciáveis (aliás como assim o faziam as travessas almadinas) e incorpora, assim, numa nova entidade (agora) urbana um conjunto de relações e atividades que lhe dão esse singular significado na história e funcionamento da cidade.

Sem comentários: